top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Pintura de fachadas de prédios

Tudo que você precisa saber sobre a pintura da fachada do condomínio prédio...

A fachada do condomínio é tudo aquilo que compõe a área visível das faces de um imóvel, o que resulta num conjunto visível harmonioso. Ela pode ser externa (frente, laterais e fundo do prédio) ou interna (corredores, portas dos apartamentos, garagem e espaços de área comum). Para realizar a pintura da fachada do condomínio, é preciso adotar algumas práticas. Veja os principais pontos sobre o tema!

Pintura da fachada do condomínio...

A lei condominial estabelece como é feita a padronização dos espaços, indicando materiais, cores e todo o necessário para manter uma harmonia estética. Por isso, a pintura da fachada do condomínio deve obedecer às cores indicadas no memorial descritivo do prédio.

Apesar de ser um procedimento simples, a pintura da fachada é considerada uma obra necessária. O síndico deverá convocar uma assembleia para apresentar os orçamentos do serviço. Quando o procedimento não alterar a cor do prédio e não for urgente, ele deverá ser autorizado pela maioria simples dos presentes (50% + 1), conforme entendimento dos especialistas em direito condominial.

Para decisão em assembleia sobre a pintura de fachada em cor diferente, a obra passa a ser considerada voluptuária, e o quórum é de dois terços de todos os condôminos, incluindo aqueles ausentes na reunião.

Caso um condômino mude a cor, a pintura da fachada será considerada alteração. O quórum para aprovação de alteração de fachada é de 100% dos condôminos.

Periodicidade para pintura da fachada...

A pintura da fachada deve ocorrer sempre que houver alguma indicação de que há necessidade de realizá-la. Os especialistas chamam essas ocorrências de “manifestações patológicas”, que podem ser infiltrações (fissuras e/ou trincas), descascamento, bolhas, descoloramento etc.

Essas ocorrências surgem com o tempo devido à exposição do edifício, à qualidade da tinta e à espessura da película aplicada. As fachadas menos ensolaradas, por exemplo, se deterioram mais rápido, motivo pelo qual merecem maior cuidado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page