top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Restauração de Fachada de Prédio: Passo a Passo Completo! Em Belo Horizonte - MG

Restauração de Fachada de Prédio: Passo a Passo Completo! Em Belo Horizonte - MG


Pode alterar fachada de prédio?

Modificações que alterem a fachada são proibidas, mesmo quando realizadas no interior do apartamento, e só podem ser executadas após a autorização dos demais condôminos e da convenção do condomínio (a ata da assembleia do condomínio que autorizou a alteração deve ser registrada)


O que é restauração de fachada?

Basicamente essa restauração é um conjunto de reformas que melhoram ou reparam a fachada, o que envolve pintura, troca de revestimentos, limpeza de vidros, conserto de infiltrações, remoção de rachaduras etc.


Como tratar fissura de fachada?

É bem comum o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível para fachada. Aplicado em 2 a 3 demãos, na forma de pintura, este produto acompanha a movimentação das microfissuras e evita a infiltração de água pela fachada, podendo-se substituir o selador por tinta acrílica.


O que é manutenção de fachadas?

A manutenção de fachadas pode ser preventiva ou corretiva, e existem empresas especializadas nesses tipos de procedimentos: vedação contra a água e ar, substituição de ferro, pedras, granitos, mármores, entre outros tipos de materiais de revestimento.


Quais as principais funções de uma fachada?

Elas possuem como principal função a compartimentação da edificação, proporcionando ao ambiente conforto higrotérmico, acústico, segurança de utilização frente às ações excepcionais como incêndios e desempenho (ABNT NBR 15575-4:2013).


O que é fissura na pintura?

Trincas e fissuras são defeitos comuns nas paredes, junto com os problemas de umidade. As causas são variadas: retração da argamassa, uso de areia inadequada, má aderência do revestimento à estrutura, movimentação de materiais e componentes da construção ou até mesmo vibrações da área.


Como corrigir trincas e fissuras?

Aplique uma demão farta de impermeabilizante sobre a fissura e laterais, aguarde secagem de 6 a 8 horas, de acordo com a embalagem. Aplique uma nova demão e nessa etapa, fixe uma tela de poliéster, de 20 cm de largura, sobre toda a faixa da fissura, tendo como orientação o meio da trinca.


Quando é perigoso rachadura na parede?

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.


O que causa fissuras trincas e rachaduras?

A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.


Como identificar uma rachadura perigosa?

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.


bottom of page