top of page
  • Foto do escritorRenovo Reformas Prediais 3473-2000

Fachada do condomínio prédio passou da hora: Atenção aos sinais de deterioração da fachada

Fachada do condomínio prédio passou da hora: Atenção aos sinais de deterioração da fachada


O abandono da fachada fica evidente através de cores desbotadas, descolamentos de pastilhas e cerâmicas, trincas e fissuras em direções diversas, entre outros sinais aparentes. Segundo técnicos, “as pinturas de boa procedência não duram mais que cinco anos em ambiente não agressivo” (são considerados locais agressivos aqueles submetidos à maresia ou muito poluídos, por exemplo). Para manter a estética e proteger o emboço, além da alvenaria e demais elementos da fachada, esta deve ser pintada no mínimo após esse período, diz. “O aparecimento das trincas, desfolhamento e o fundo da mesma são sinais da necessidade de repintura.”


Também pastilhas ou cerâmicas devem ter tratamento periódico, especialmente a lavagem e o rejuntamento. Quanto ao desplacamento, este pode ter causas diversas, entre elas, a falta de preparo do substrato, agravada, com o tempo, pela “variação de temperatura e ação dos agentes agressivos do meio ambiente (como chuva ou ar)”. Ele também pode ocorrer pelo “choque mecânico ou reforma com troca de elementos (caixilhos, venezianas e portas-balcão)”.


Obras de fachada são indispensáveis porque as avarias podem comprometer a estrutura do prédio ou mesmo causar acidentes.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page